Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo promove curso de especialização em Revisão Sistemática e Metanálise com metodologia recomendada pelo Ministério da Saúde.

As revisões sistemáticas e meta-análises são delineamentos de pesquisa originais que estão no topo da hierarquia das evidências científicas. Através de uma busca sistemática por evidências sobre um determinado tema e metodologia própria, permite obter uma visão completa, imparcial e mais precisa sobre o efeito de uma intervenção ou fator prognóstico.

É uma ferramenta poderosa para a autonomia do pesquisador e/ou consumidor de sua informação, pois permite contestar as “verdades” que são disseminadas por especialistas de uma determinada área, muitas vezes sem critério ou contaminadas por conflitos de interesse.

Com a chancela da USP, alinhada às diretrizes metodológicas nacional, ao final do curso o aluno não só estará apto a avaliar criticamente estudos clínicos e revisões sistemáticas, como terá, de fato, conduzido e concluído uma revisão sistemática em sua área de interesse.

Com horários alternativos e professores altamente qualificados e atuantes na área, não há necessidade de conhecimento prévio.

Sobre o curso

Um dos maiores desafios da Saúde Baseada em Evidências é selecionar quais são os estudos que apresentam resultados confiáveis e que possam nortear a tomada de decisão clínica. Dentro dessa ciência, as revisões sistemáticas e meta-análise estão no topo da hierarquia das evidências, pois são capazes de unir a totalidade da evidência e fornecer uma estimativa mais precisa e confiável sobre o efeito de uma intervenção ou de um fator de risco. Mas não é porque elas estão do topo da evidência que elas estão isenta de viés. Conhecer sua metodologia e mais, estar apto a conduzir esse tipo de estudo, é essencial para uma prática clínica atualizada e segura, além de contribuir para a disseminação do conhecimento científico.

Aespecialização em revisões sistemáticas e meta-análise do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) é um curso dinâmico, que vincula cada etapa da condução de uma revisão sistemática a uma aula teórica e prática, permitindo a sistematização da metodologia. Os módulos trabalham com conceitos aprofundados, ministrados por pesquisadores que atuam e publicam na área. Desta forma, não há necessidade de conhecimento prévio para o acompanhamento do curso. Ainda, o aluno terá a oportunidade de, ao final do curso, ter realizado uma revisão sistemática e meta-análise em sua área de atuação.
Conheça as vantagens adicionais do curso, que o diferencia dos demais atualmente disponíveis no mercado:

    • Chancela da Universidade de São Paulo, que garante o compromisso com a qualidade de conteúdo e dos professores mais bem qualificados do mercado;
    • Horários de aulas convenientes (apenas 1 final de semana por mês);
    • Suporte à distância, com Office Hours e tutores experientes;
    • Metodologia baseada na problematização (PBL – Problem-based Learning);
    • Sem necessidade de conhecimento prévio;
    • Desenvolvimento de conceitos indiretamente relacionados à revisões sistemáticas, como análise crítica de diferentes tipos de estudo e redação de manuscritos científicos;
    • O aluno conduzirá, ao longo do curso, uma revisão sistemática e meta-análise em sua área de atuação ou interesse, podendo obter apoio para publicação do estudo.


Revisão Sistemática 2016

Grade Curricular 2016

Clique aqui para se inscrever

Você será direcionado ao site www.fmusp.org.br para efetuar sua inscrição.